Programa de Prescrição Cultural

Uma receita criativa.

A participação na primeira fase do Programa de Prescrição Cultural do Baixo Alentejo é exclusiva aos utentes do Serviço de Psiquiatria da ULS Baixo Alentejo.

Fale com o seu médico psiquiatra ou terapeuta de referência para saber se é elegível para participar.

Perguntas frequentes

  • A participação na primeira fase do Programa de Prescrição Cultural do Baixo Alentejo é exclusiva aos utentes do Serviço de Psiquiatria da ULS Baixo Alentejo.

    Fale com o seu médico psiquiatra ou terapeuta de referência para saber se é elegível para participar.

  • A participação nas atividades do Programa de Prescrição Cultural é gratuita.

  • O encaminhamento dos participantes para o Programa de Prescrição Cultural é realizada pelo médico psiquiatra ou terapeuta de referência (ou outro profissional do Serviço de Psiquiatria da ULS Baixo Alentejo, em substituição destes).

    Após assinar um consentimento informado, será agendada uma Consulta de Prescrição Cultural com um artista profissional.

  • A consulta de Prescrição Cultural é uma sessão não clínica com cerca de 20 minutos de duração. É realizada por um artista profissional que vai ajudar a escolher um percurso de atividades para participar ao longo de 8 a 12 semanas.

    A escolha das atividades tem em conta as preferências de cada participante.

  • Sim, se o participante solicitar e sempre que for possível integrar outro percurso de atividades, o Prescritor Cultural irá ajudar nessa alteração.

  • Cada percurso de atividades tem uma duração entre 8 e 12 semanas. Nesta primeira fase não está prevista a possibilidade de reinscrição.

  • As Consultas de Prescrição Cultural serão realizadas no Serviço de Psiquiatria da ULS Baixo Alentejo. As atividades desenvolvidas pela Companhia do Sueste vão concentrar-se no Centro de Prescrição Cultural, localizado no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Beja. No entanto, podem acontecer atividades noutros equipamentos culturais da região.

  • Sim, entre em contacto connosco para saber como se tornar parceiro do Programa de Prescrição Cultural.

  • Sim, algumas atividades do Programa de Prescrição Cultural podem ser abertas ao público geral, para além dos participantes do programa. Fique atento/a ao website e redes sociais da Companhia do Sueste.

  • A 1.ª fase do Programa de Prescrição Cultural é cofinanciada pela Direção-Geral da Saúde e Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, através dos Programas de Apoio Financeiro.

    São parceiros do projeto a Santa Casa da Misericórdia de Beja, a CERCICOA e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Equipa

Paulo Barbosa

Coordenador do projeto

Miguel Magalhães

Diretor artístico e Prescritor Cultural

Notícias