— Comunicados de Imprensa

Companhia do Sueste Companhia do Sueste

"A Caixa" é uma Reflexão Teatral sobre Memória e Democracia pela Companhia do Sueste. Estreia a 23 de abril em Beja.

Beja, Portugal – A Companhia do Sueste apresenta "A Caixa", um espetáculo de teatro com música apoiado pelo programa «Arte pela Democracia». Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

Este projeto teatral intergeracional e intersectorial reflete sobre a relevância do 25 de Abril na construção da democracia portuguesa. Ambientado no dia em que morreu a última testemunha da Revolução, "A Caixa" é o elemento central, tanto físico como conceptual da ação dramatúrgica, que molda o diálogo e promove a partilha de memórias. O espetáculo incita à reflexão sobre os desafios da sociedade atual e confronta o público com o perigo do esquecimento.

"A Caixa" resulta de um processo de criação coletiva dos artistas – intérpretes e criadores – e emerge da investigação e criação artística participativa. Este espetáculo tem texto de Hugo Barreiros, direção artística de Miguel Magalhães e a música original de Paulo Pires.

Temas Centrais:

⟶ Evocação das memórias individuais, coletivas e históricas.

⟶ Debate sobre os valores democráticos da sociedade à luz dos 50 anos do 25 de Abril.

⟶ Promoção da reflexão crítica sobre a aplicação dos princípios democráticos no desenvolvimento da Sociedade.

⟶ Realce da importância e pertinência de “celebrar para não esquecer”.

 

Datas e Locais das Apresentações:

Beja – Pax Julia Teatro Municipal

⟶ 23 de abril de 2025 às 21:00 (estreia absoluta)

⟶ 24 de abril de 2025 às 19:00

* Bilhetes à venda em paxjulia.bol.pt e no local. Entrada gratuita para menores de 25 anos, mediante levantamento do bilhete na bilheteira do Teatro.

São Brás de Alportel – Cineteatro Jaime Pinto

⟶ 30 de abril de 2025 às 21:00

* Bilhetes à venda no local, a partir de 15 de abril.

Avintes, Vila Nova de Gaia – Auditório Os Plebeus Avintenses

⟶ 2 de maio de 2025 às 21:30

⟶ 3 de maio de 2025 às 21:30

* Bilhetes à venda brevemente.

 

Ficha Artística

Direção Artística: Miguel Magalhães
Texto: Hugo Barreiros
Música original e Direção musical: Paulo Pires
Interpretação: Ana Malta, Clara Spormann, Miguel Magalhães, Rui Westermann e Sara Madeira
Cenografia: Jorge Magalhães
Figurinos: Rita Bragança
Produção: Companhia do Sueste
Direção de produção e Design de comunicação: Paulo Barbosa

Projeto financiado por: República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril

Apoios:
Câmara Municipal de Beja
Câmara Municipal de Ourique
Os Plebeus Avintenses
Santa Casa da Misericórdia de Beja
Centro Social Nossa Senhora da Graça


Sobre o programa “Arte pela Democracia”

“A Caixa” é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes. O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. Este programa teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que percorrem o país para comemorar 50 anos de Liberdade e Democracia. 

 

Sobre a Companhia do Sueste

A Companhia do Sueste é uma estrutura artística profissional do Baixo Alentejo, com direção artística de Miguel Magalhães. A estrutura explora as diferentes disciplinas artísticas, maioritariamente as das Artes Performativas, construindo o seu percurso a partir do trabalho de obras clássicas e de criações originais e contemporâneas.

Procura a execução de iniciativas de carácter público, desde oficinas a espetáculos, formação artística e ainda mentoria em iniciativas de produção artística própria dos cidadãos.

Através da sua atividade pretende promover a democratização do acesso à Arte e a Participação Cívica, e a consequente promoção da qualidade de vida e de uma sociedade mais justa, informada e inclusiva.

A Companhia do Sueste integra a Enquantéhora - CRL, cooperativa do ramo artístico sediada em Beja, no Baixo Alentejo.

Formulário para contacto

Leia mais