Assembleia Popular
Cinco intérpretes. Um por cada década que, entretanto, passou desde aquele dia. Desde "O" dia. O dia em que fecharam para sempre o passado. Desde o dia em que a Ditadura passou a Memória. Desde o dia em que fechámos esse Espólio numa Caixa. O encerramento da Caixa é o momento metáfora da Revolução, e é seguido por um debate intergeracional, moderado pela equipa artística, para discutir as razões pela qual a Caixa foi e deve permanecer fechada, preservada, assim como os perigos da sua reabertura. Esta Assembleia Popular é partilha, é dúvida e é construção. É fechar caixas e é abrir portas. É escuta e é grito. Esta assembleia é, acima de tudo, palco de um propósito: celebrar para não esquecer.
Este debate-performance é a segunda fase do projeto “A Caixa”, um projeto de criação teatral intergeracional e intersetorial. Sustenta-se na interdependência da criação artística profissional com a participação mediada do público nos processos criativos, através de estruturas da ação social e educação do território do Baixo Alentejo.
O projeto propõe a criação do "Espólio da Ditadura" (artes plásticas) a partir das memórias individuais das pessoas mais velhas e o seu encerramento n’A Caixa. Este é o momento metáfora da Revolução. A Caixa molda o diálogo, promove a partilha de memórias, incita à reflexão sobre os desafios da sociedade atual, e confronta com o perigo do esquecimento.
Ficha Técnica
Criação Coletiva
Ana Malta
Clara Spormann
Miguel Magalhães
Rui Westermann
Sara Madeira
Direção Artística
Miguel Magalhães
Textos
Hugo Barreiros
Miguel Magalhães
Direção musical e Sonoplastia
Paulo Pires
Adereços
Centro Social Nossa Senhora da Graça com Suzana Henriqueta
Cenografia e Figurinos
Miguel Magalhães
Paulo Barbosa
Design gráfico
Paulo Barbosa
Produção
Companhia do Sueste
Projeto financiado por
República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes
Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril
Apoios
Câmara Municipal de Beja
Câmara Municipal de Ourique
Os Plebeus Avintenses
Santa Casa da Misericórdia de Beja
Centro Social Nossa Senhora da Graça