“A Caixa” é um projeto de criação teatral intergeracional e intersetorial. Sustenta-se na interdependência da criação artística profissional com a participação mediada do público nos processos criativos, através de estruturas da ação social e educação do território do Baixo Alentejo.

A Caixa

O projeto propõe a criação do "Espólio da Ditadura" (artes plásticas) a partir das memórias individuais das pessoas mais velhas e o seu encerramento n’A Caixa. Este é o momento metáfora da Revolução.

A Caixa molda o diálogo, promove a partilha de memórias, incita à reflexão sobre os desafios da sociedade atual, e confronta com o perigo do esquecimento.

O espetáculo final (teatro) é o legado do projeto. A Caixa (física e conceptualmente) é o elemento central da dramaturgia, que emerge da investigação e criação das fases anteriores. Ambientado no dia em que morreu a última testemunha da Revolução, o espetáculo é uma criação coletiva.

Debater os valores democráticos da sociedade à luz dos 50 anos do 25 de Abril

Promover a reflexão crítica sobre a aplicação dos princípios democráticos no desenvolvimento da Sociedade

Evocar as memórias individuais, coletivas e históricas

Enaltecer a importância e pertinência de “celebrar para não esquecer”.

“A Caixa” é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes. O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia. É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar. Este programa teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que percorrem o país para comemorar 50 anos de Liberdade e Democracia. 

Mais informações brevemente.